Socialistas defendem “reorganização do Sistema Regional de Saúde”

Os deputados socialistas advogam uma reorganização do Sistema Regional de Saúde. Hoje, em frente do Centro de Saúde de Santo António, no Funchal, realizaram uma acção na qual defenderam a supracitada necessidade, com especial enfoque nos cuidados de saúde primários, após os constrangimentos no funcionamento provocadas pelo Covid-19.

O deputado Paulo Cafôfo, porta-voz do grupo, em declarações à comunicação social, declarou que “ o coronavírus levou a que o Sistema Regional de Saúde, e bem, tivesse que se readaptar e se ajustar para o ‘combate’ que tivemos que enfrentar”. Nesse sentido, fez uma saudação especial aos profissionais de saúde da Região pelo papel que tiveram na contenção do vírus.

No entanto, constatou que o combate ainda não terminou “porque enquanto o vírus estiver entre nós, ou enquanto não for encontrada uma solução, uma vacina ou um tratamento, teremos de continuar a alocar recursos para o controlo desta pandemia”.

No entanto, Paulo Cafôfo diz que essa situação “não invalida que todo o Sistema Regional de Saúde deixe de funcionar”. O deputado defendeu assim a necessidade de uma retoma gradual do funcionamento do sistema de saúde, especialmente o acesso aos cuidados prestados pelos centros de saúde

“É natural que as pessoas depois de cerca de 3 meses confinadas, estejam, neste momento, a deslocar-se com uma maior afluência aos centros de saúde, onde tem havido dificuldades nas respostas que devem ser dadas”, apontou. Por outro lado, denunciou que “em alguns centros de saúde tem havido mesmo um entupimento no acesso aos cuidados”, o que motiva a necessidade de uma reorganização no funcionamento dos Centros de Saúde.

“Esta poderá ser uma oportunidade de, aproveitando a experiência que adquirimos no combate à Covid-19, reorganizar todo o modelo, com outra estruturação e uma visão de futuro. Uma visão que seja mais eficiente, mais transparente, mais rigorosa e eticamente responsável”, declarou, acrescentando que “o subfinanciamento na Saúde existe e é preciso um maior investimento”, especialmente nos recursos humanos, como sejam médicos e enfermeiros de família, mas também de assistentes operacionais.