Rui Barreto visita Canning’s Gin e sublinha apoio às empresas com vocação exportadora

O secretário regional de Economia, Rui Barreto, visitou hoje a empresa Canning’s Gin, no parque empresarial da Ribeira Brava, uma destilaria madeirense de produção de gin na Região, gin esse que inclusive já foi premiado.

 Barreto elogiou o trabalho e crescimento desta empresa, criada em 2015, mas que já conta “com enorme experiência nesta área de produção” e que apesar de recente, “criou um produto de altíssimo valor”, afirmou.

A bebida produzida para chegar ao mercado regional, nacional e internacional, já foi distinguida com o um dos 20 melhores gin’s do mundo, num concurso de bebidas espirituosas – IWSC Gold 2018, em Londres, onde participaram mais de 600 empresas deste sector, realça a Secretaria.

O governante considerou, a propósito, que apesar da limitação de viver numa ilha insular e ultraperiférica, essa circunstância não deve “condicionar a nossa ambição e a nossa capacidade de chegar mais longe”.

Precisamente, no sentido de esbater os custos com a insularidade e a ultraperificidade, as empresas com “vocação exportadora” terão um apoio de 2,5 milhões de euros introduzido no Orçamento Suplementar que será discutido na próxima semana. O governante com a tutela da Economia garante que “as despesas que as empresas tenham para exportar vão ser integralmente assumidas pelo Orçamento Suplementar”.

Rui Barreto recordou ainda que “um dos factores de competitividade, é a capacidade que as empresas têm de colocar aquilo se produz na Madeira no continente português, ao mesmo custo que entregam na Região. Essa é a missão do Governo Regional e da Economia, apoiar os empresários e apoiar as empresas para que estas possam reduzir os custos de contexto, possam chegar mais longe e a mercados maiores”, frisou.

A empresa regional produtora do Canning’s Gin foi fundada em 2015 e instalou a sua unidade de produção no Parque Empresarial da Ribeira Brava. Esta empresa exporta, actualmente, para 4 países, dos quais 3 situam-se na Europa e 1 na Ásia.