Projecto GIRO faculta dados de monitorização da Área Protegida do Cabo Girão

Estão disponíveis os primeiros resultados de monitorização decorrentes da implementação do Projecto GIRO – Projecto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão, promovido pela Associação Insular de Geografia (AIG) em parceria com o Instituto da Floresta e Conservação da Natureza e Câmara Municipal de Câmara de Lobos. Este projecto, financiado por fundos comunitários, enquadra-se num paradigma de gestão territorial que visa a compatibilização entre o desenvolvimento económico e a sustentabilidade ambiental, baseada no conhecimento, valorização, protecção e promoção dos recursos e valores locais, refere uma nota.

O mais recente Relatório de Monitorização (com dados recolhidos em 2019) dá conta dos primeiros números e acções desenvolvidas pelo projecto, entre elas, a criação de um Sistema de Monitorização em Área Protegida, uma ferramenta de análise e acompanhamento composta actualmente por 76 indicadores. Trata-se do primeiro sistema de monitorização por indicadores aplicado em áreas protegidas da RAM, uma acção piloto que permite avaliar a aplicabilidade deste tipo de acções no enquadramento das especificidades de cada área protegida.

Do primeiro evento de monitorização em época baixa, resultaram dados estatísticos para os domínios terrestre e marítimo da APCG, que podem ser gratuitamente consultados no site da AIG em http://www.aigmadeira.com

Desta acção de monitorização, resultou ainda um inquérito aos visitantes dos miradouros do Cabo Girão, do qual resultou uma avaliação global da APCG como “Bom” e “Muito Bom”. Esta avaliação incidiu sobre critérios de paisagem, acessibilidade, estacionamento, trânsito, sinalização, segurança, manutenção e Informação disponibilizada.

Dando continuidade aos trabalhos do Projecto Giro, estas acções de monitorização serão novamente realizadas em época baixa e alta. Ainda no decorrer deste ano, está previsto o lançamento de uma página web específica para a APCG, a implementação de equipamentos de monitorização e o lançamento do livro “Área Protegida do Cabo Girão”.

Todos os trabalhos e acções do Projeto GIRO podem ser acompanhados através das redes sociais em @areaprotegidadocabogirao, desde Março do corrente ano. Para qualquer contacto, a entidade promotora dispõe igualmente do email projetogiro@aigmadeira.pt.