CMF reabre amanhã museus municipais

A Câmara Municipal do Funchal reabre amanhã ao público o Museu Henrique e Francisco Franco e o Museu “A Cidade do Açúcar”, que se encontravam encerrados desde 16 de Março por causa da pandemia, tendo adaptado as suas actividades às plataformas digitais.

O Museu Henrique e Francisco Franco e o Museu A Cidade do Açúcar regressam assim ao seu horário normal, das 9h00 às 17h30, depois de estarem garantidas todas as condições de segurança e higiene que foram emanadas pela Direcção-Geral de Saúde, e que constam no Plano Sanitário para a Prevenção de Riscos da Direcção-Geral do Património Cultural, refere uma informação.

Durante o período de confinamento, a Divisão de Cultura e Turismo da edilidade funchalense reformulou toda a programação dos seus museus municipais para o formato online, procurando levar a Cultura até à casa das pessoas. Estas iniciativas envolveram 32 agentes culturais e atingiram cerca de 23 mil visualizações, demonstrando que é possível eliminar barreiras entre a arte e o público, considera a CMF.

O projecto “Música nos Museus” foi uma das iniciativas que tiveram transmissão online através dos canais de comunicação dos museus, com actuações de grupos como “Triola”, “Ensemble Orchestra-Quartet”, “Varejenta” e “ComCordas”. Foram realizadas também visitas virtuais, dramatizações, conferências, actividades educativas, oficinas de arte com Cristiana de Sousa e Fátima Spínola, e concertos encenados com a participação de Ricardo Brito e Filipa Carvalho.