PS sublinha necessidade de “retomar o normal funcionamento na Saúde”

Os deputados do PS-M realizaram hoje, em frente à Assembleia Legislativa da Madeira, uma conferência de imprensa na qual sublinharam a necessidade de se retomar o normal funcionamento de todo o Sistema Regional de Saúde, após os constrangimentos e alterações de funcionamento provocadas pela pandemia de Covid-19,

Paulo Cafôfo falou aos jornalistas, sublinhando que “os problemas que o Sistema Regional de Saúde tinha antes da pandemia, não deixaram de existir, pelo contrário agravaram-se e foram-se acumulando”.

O deputado vincou que “o PS considera que é importante, nesta retoma do Sistema regional de Saúde, resolver os problemas que antes existiam, aproveitando a experiência que foi adquirida no combate à Covid-19”.

Cafôfo reforçou a necessidade do regresso ao normal funcionamento de todo o sistema, apontado os crónicos problemas da Saúde na Região, como são as listas de espera para exames, consultas e exames de diagnóstico.

“A saúde dos madeirenses e porto-santenses não pode ficar à espera”, considerou, recordando ainda questões pendentes, como a fraca cobertura de médicos e enfermeiros de família, a questão dos centros de Saúde e serviços urgências, 24 horas, em falta em diversos concelhos da Região, bem como a necessidade de requalificar e reorganizar os cuidados continuados e domiciliários.

Paulo Cafôfo disse mesmo que há questões que importa resolver de uma vez, como o subfinanciamento crónico do Sistema Regional de Saúde, que precisa de ter outra gestão”. Na sua perspectiva, “é necessária uma gestão mais eficiente, mais rigorosa e mais transparente”.