O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, irá estar presente, amanhã, dia 2 de julho, pelas 17.30 horas, na Quinta das Cruzes, onde decorrerá a apresentação público do novo portal da Cultura madeirense, o Cultura Madeira, uma iniciativa da Secretaria Regional do Turismo e Cultura.
O novo portal Cultura Madeira foi desenvolvido para responder à necessidade de uma maior e mais participativa comunicação e interação junto do cidadão, que se tornou mais premente durante o isolamento social a que a pandemia obrigou.
Tendo por base o site já existente, madeiracultura, este novo portal procurou melhorar os conteúdos já disponíveis, no que concerne à organização e estrutura, mas sobretudo no que diz respeito à visualização, apostando-se numa linha mais leve, mais dinâmica e fácil de manusear (mesmo no telemóvel).
O objetivo é congregar a oferta cultural da RAM, disponibilizando-a numa única plataforma que contém informação genérica, curiosidades, atividades e iniciativas culturais de diferentes organismos e entidades culturais.
Vai abranger distintas áreas, que vão desde a escultura, a pintura, a ourivesaria portuguesa, a arte sacra, o mobiliário antigo e os artefactos às tradições madeirenses e outras manifestações de índole cultural.
Reúne, ainda, as coleções dos vários museus do Arquipélago e também a coleção de fotografias do Museu de Fotografia – Ateliê Vicentes.
Um novo canal de vídeo, que estabelece ligação com o site criado no Youtube, complementa as dinâmicas interativas entre conteúdos e públicos.
Trata-se, ainda, de uma porta aberta para os diversos agentes culturais, que poderão ali divulgar as suas ações, promoverem os seus serviços e estabelecerem, entre si, pontes e diálogos que potenciarão a Cultura da RAM.
Cerca de 300 conteúdos estarão disponíveis, divididos por temas: A SABER (Notícias; Atividades); A DESCOBRIR (Visitas Virtuais; Obras Artistas e Coleções); A CONHECER (Sabia que (?); Olhares Sobre o Passado).
O portal apresenta também, o mapa interativo, utilizando a aplicação do “google maps”, para maior facilidade de localização das sedes dos espaços de cultura na Região.
Os “Eventos Plurianuais” são também destacados neste separador, onde é possível saber os eventos que acontecem em toda a Região, promovidos não só pelo Governo Regional, mas também por entidades públicas e privadas, mas também pelos diversos municípios da Região.
O portal será alimentado diariamente com nova informação, pelo que está em constante atualização. Optou-se por uma plataforma bilingue – Português/Inglês – mas está em estudo a possibilidade de aceder a versões em outras línguas, através de um componente que utiliza o automatismo do Google tradutor.
Trata-se de uma plataforma feita a pensar em públicos variados, de dentro e de fora da Região, convidando todos os utilizadores a conhecer e a dar a conhecer aquilo que nos identifica como Região, a nível cultural.