AICTPS com 40 associados num mês organiza festival gastronómico “de sucesso” no Porto Santo

A Associação de Indústria, Comércio e Turismo do Porto Santo divulgou hoje que conta com mais de 40 associados em pouco mais de um mês de existência.

Estes dados são tornados públicos num contexto em que aquela associação organiza a sua primeira grande iniciativa, o Festival Gastronómico (edição Santos Populares – São João 2020), que se tem constituído como “ponto forte” desta retoma da atividade económica na ilha dourada. “Um sucesso”, refere um texto a propósito do evento e destes primeiros tempos de ação dirigente da AICTP.

“A 14 de maio de 2020 surgiu a Associação de Indústria, Comércio e Turismo do Porto Santo (AICTPS) para ajudar os empresários da ilha. A AICTPS está dividida em 6 “Mesas” (Agricultura e Pescas, Serviços e Alojamento Local, Restauração e Similares, Comércio Local, Cultura animação e eventos, Hotelaria e Turismo). Vamos corporizar o “Porto Santo Biz 4.0” que tem por objectivo projectar a Ilha Dourada para a economia de resiliência do futuro”, lembra a organização liderada por Miguel Velosa.

“Depois da tomada de posse, a 27 de maio de 2020, que contou com a presença do Dr. Pedro Calado, Vice-presidente do Governo Regional, já participamos em várias reuniões de trabalho com vista a apresentar os nossos projectos junto de várias entidades.

Criámos um gabinete de apoio aos empresários locais e já auscultados perto de duas dezenas deles. A ideia é ouvir as suas preocupações e ajudá-los nas candidaturas a apoios para os seus negócios. Uma espécie de Núcleo de Apoio à Dinamização do Investimento, com um olhar abrangente para vários incentivos públicos e privados designadamente da banca, IDE, Proderam, FSE, IDR”.

A Associação refere que “foi nesse sentido que promovemos, nos dias 19 e 20 de junho, reuniões de empresários com o corpo técnico de consultores da AICTPS para dar apoio aos empresários locais, na divulgação e resolução referente aos apoios: ADAPTAR-RAM, apoios ao COVID-19, apoios ao LAY-OFF e acesso a Fundos Comunitários.

Estamos a negociar com uma instituição bancária a concessão de micro-crédito para os empresários do Porto Santo.

Estamos em vias de chegar a acordo com a Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, no sentido de rentabilizar as instalações devolutas que esta sociedade dispõe junto do Parque de Campismo do Porto Santo, para que aí possamos desenvolver as novas actividades, designadamente na formação.

Vamos continuar a colocar no terreno as novas ideias e os nossos projectos, em benefício das empresas e dos empresários do Porto Santo!”