Túnel da Tabua já reabriu ao trânsito, de forma condicionada

O  Túnel da Tabua ficou danificado após uma queda de pedras ocorrida no passado dia 21 de Janeiro, que provocou danos na estrutura de betão armado que servia de protecção à via, levando à ruptura da abóbada e das armaduras. Seguiram-se trabalhos de saneamento da encosta, provocando a queda de maciços rochosos que se encontravam instáveis, remoção de blocos que ficaram depositados sobre a estrutura de protecção, substituição de luminárias danificadas e colocação de uma estrutura metálica de protecção provisória. A operação de reparação total da estrutura foi retomada há duas semanas, após a conclusão do fabrico do molde e estrutura metálica de suporte à execução dos trabalhos necessários, refere uma nota da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas.

O secretário da tutela, Pedro Fino, agradece à VIAEXPRESSO, S.A. a celeridade e responsabilidade com que efectuou esta primeira fase dos trabalhos, de forma a que o túnel reabrisse ao fim de duas semanas, como inicialmente divulgado, precisamente num momento em que as actividades e fase da obra o permitem. Assim, está, a partir de hoje, garantida uma faixa de rodagem para veículos ligeiros na circulação do túnel da Tabua, informa-se.

 

Os trabalhos que estão a ser executados pela VIAEXPRESSO, S.A. incluem a remoção da estrutura de proteção provisória, reparação/reabilitação da abóbada, com remoção das partes danificadas, substituição e reforço de armaduras, preparação e montagem do molde e a sua betonagem.

 

A intervenção está devidamente sinalizada, solicitando-se, por isso, aos utentes a necessária compreensão e o escrupuloso cumprimento da sinalização e das indicações que forem dadas no local.