PCP quer reforço das capacidades dos Centros de Saúde da Região

O PCP levou hoje a cabo uma acção política sobre a defesa do Serviço Regional de Saúde e sobre a necessidade de medidas adicionais para reforçar a resposta pública e a qualidade do serviço público na área da saúde. Junto ao Centro de Saúde da Ponta do Sol, o coordenador regional do PCP, Edgar Silva, declarou: “É fundamental reforçar a capacidade de resposta dos serviços de proximidade nesta Região. Neste sentido, fazem-se sentir como imperiosas medidas que reforcem a capacidade de meios humanos e técnicos dos Centros de Saúde. Nos serviços de proximidade, quer na educação para a saúde, quer nos cuidados de saúde à população, os Centros de Saúde são um elo fundamental para a defesa do Serviço Regional de Saúde”.

Para o PCP, “não se pode permitir que sejam diminuídas valências nos Centros de Saúde, não são admissíveis reduções da capacidade de resposta de cada Centro de Saúde, não se pode deixar que seja desactivado qualquer dos Centros de Saúde na Região. É fundamental garantir que em cada uma das freguesias funcione em pleno o Centro de Saúde, com todas as indispensáveis articulações com as outras componentes do Serviço Regional de Saúde. E até é preciso ir mais longe na aposta na saúde pública, garantindo o reforço das potencialidades de intervenção da rede de Centros de Saúde nesta Região Autónoma”, disse.

O PCP apresentará no Parlamento iniciativas político-legislativas visando reforçar a capacidade de resposta operativa do Serviço Regional de Saúde.