De acordo com uma informação da Presidência do Governo Regional, os Governos da Madeira e de Canárias reuniram-se hoje através de videoconferência, e convergem na defesa de comuns interesses. Pelas Canárias, o presidente do Governo, Ángel Perez, o vice-presidente, Román Rodríguez, o conselheiro para os assuntos da Saúde, Júlio Manuel Hernandéz, e a conselheira para o Turismo, Yaiza Herrera; já por parte da Madeira, participou o presidente Miguel Albuquerque, o vice-presidente, Pedro Calado, o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, e o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
O objectivo da reunião entre os dois governos foi, acima de tudo, aproximar as duas regiões autónomas em posições comuns e que defendam os interesses de ambos os arquipélagos, atendendo à semelhança que existe na sua caracterização, nomeadamente as acessibilidades.
Ambas as regiões têm uma posição muito bem definida, que é idêntica, de que o controlo sanitário deve fazer-se sempre na origem das viagens, uma posição que a Madeira assumiu sempre desde o princípio, e que a reivindicou não só junto do Governo da República como também da União Europeia. Essa mesma defesa foi constatada por parte do governo de Canárias, diz uma nota de imprensa.
Assim, nesta reunião “ficou decido evoluir no sentido de afirmar internacionalmente esta mesma posição comum, e, simultaneamente, continuar a fazer ver junto da União Europeia que as Regiões Ultraperiféricas têm especificidades próprias que justificam esta defesa, e igualmente, relevar a necessidade de um reforço dos fundos europeus para fazer face aos constrangimentos da Covid-19 nestes territórios insulares”.
Houve oportunidade ainda para a discussão de outras formas de colaboração, nomeadamente no que respeita à implementação deste mesmo princípio nas ligações que hoje são asseguradas entre a Madeira e Canárias através da companhia Binter.
“Da abertura que existiu, o Governo Regional da Madeira considera que resulta um espaço de progressão nesta parceria atlântica, de relevante interesse. E é com essa motivação e esse espírito que será dada sequência aos assuntos tratados na reunião, procurando formalizá-los e repercuti-los, na prática, defendendo os interesses de ambas as populações”, conclui o comunicado.