Enfermeira madeirense em Coimbra vence Prémio Europeu de Excelência

A enfermeira Márcia Pestana-Santos, natural da Madeira, venceu o Prémio Europeu de Excelência na Prática de Enfermagem, refere uma nota da Escolas Superior de Enfermagem de Coimbra, onde a mesma é docente.
A profissional de saúde madeirense é enfermeira há 15 anos no Hospital Pediátrico. Ontem foi distinguida com o Prémio Europeu de Excelência 2020 na Prática de Enfermagem, atribuído pela Sigma (sociedade honorífica de enfermagem).

A especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, a exercer desde 2005 no Bloco Operatório do Hospital Pediátrico de Coimbra (actualmente integrado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE) e, mais recentemente, também docente na ESEnfC, foi distinguida no âmbito de uma avaliação por nota curricular, na qual foram apreciados aspectos como a compaixão e a atenção nos cuidados prestados, a prática clínica baseada na evidência científica e a promoção de planos de atendimento individualizados.

A Sigma Europa considerou, também, que a enfermeira Márcia Pestana-Santos “actua como inspiração para colegas, pacientes e familiares”. A enfermeira, natural da freguesia de Estreito de Câmara de Lobos, e  que já havia recebido outros cinco prémios ou honras, colecciona assim mais um “título”, concedido esta semana, durante a 5ª Conferência Bienal Europeia da Sigma, que hoje termina e que está a ser organizada pela ESEnfC e pelo Capítulo Phi Xi da Sigma, constituído na ESEnfC em Setembro de 2011.

Trata-se não só de «uma satisfação enorme», o «reconhecimento internacional de uma enfermeira portuguesa a trabalhar em Portugal», mas também «uma responsabilidade acrescida» no sentido de «trabalhar continuamente e sempre para melhorar o que se fez até ao momento na prática clínica», afirma Márcia Pestana-Santos.

Licenciada em Enfermagem (pela então Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca), mestre em Ciências de Enfermagem (pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto) e a frequentar estudos de doutoramento em Enfermagem (também no ICBAS), a enfermeira e docente na ESEnfC é, ainda, pós-graduada em Enfermagem de Anestesiologia.

Na ESEnfC, Márcia Pestana-Santos lecciona a área curricular de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e orienta ensinos clínicos de Cuidados Primários/Diferenciados. É, ainda, investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida pela ESEnfC.

Em 2020, foram ainda vencedores dos Prémios da Sigma Europa de Excelência 2020 (nas categorias de Educação em Enfermagem e Investigação em Enfermagem), respetivamente, os professores Peter Vermeir (Bélgica) e Jan Dewing (Reino Unido).

Perto de 280 congressistas de 28 países dos cinco continentes participam, durante dois dias (28 e 29 de Maio), na 5ª Conferência Bienal Europeia da Sigma (https://sigma.esenfc.pt/), este ano organizada num formato à distância (videoconferências), em virtude do contexto de pandemia por coronavírus.

“A inovação, a influência e o impacto da enfermagem na saúde global: um olhar para o passado, avançando para o futuro” foi o tema da quinta edição desta conferência europeia, que se realiza desde 2012: nesse ano em Cardiff e depois em Gotemburgo (2014), Utreque (2016) e Cambridge (2018).

Organizada pelo Capítulo Phi Xi da Sigma, que é presidido pela professora da ESEnfC Lurdes Lomba, esta iniciativa visa “facilitar a partilha do conhecimento resultante de investigações mais recentes, de inovações e desenvolvimentos actuais no contexto da enfermagem e cuidados de saúde a nível local, nacional e internacional” lê-se no sítio do evento na Internet, onde se explica que «as conferências [europeias da Sigma] têm evoluído e atraído enfermeiros de todo o mundo, proporcionando uma excelente oportunidade para socializar e desenvolver colaborações internacionais, tanto em investigação como em educação”.

A Sigma (Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing, fundada em 1922) é uma sociedade honorífica que desenvolve actividades com vista à melhoria da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de enfermagem.