Altas temperaturas na Região para domingo e segunda-feira

 

O Serviço Regional de Proteção Civil emitiu um alerta no sentido das altas temperaturas na Madeira, sublinhando que “associado à presença de ar quente e seco com origem no continente Africano estão previstos dias quentes e secos em todo o Arquipéago da Madeira, até ao fim da próxima semana.

Nas regiões costeiras a temperatura mínima do ar deverá variar entre 25 e 30 . No entanto, associado a fenómenos termodinânicos locais as temperaturas máximas na costa sul da ilha da Madeira, nos dias 24 (domingo) e 25 (segunda-feira) poderão chegar a valores da ordem de 30 a 35 graus. A humidade relativa do ar será em geral baixa e muito baixa (inferior a 40%), nas regiões montanhosas. Nos dias 24 e 25 o vento será temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 80 km/h nas regiões montanhosas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

Face a estas condições meteorológicas, o Serviço Regional de Proteo Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção suspendendo

o Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos a não ser nos lugares destinados para o efeito;

o Queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

o O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

o Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

o Informar de imediato as entidades oficiais (112 / Corpos de Bombeiros / SRPC, IP-RAM) de eventuais focos

de Incêndio tendo em vista uma resposta antecipada e imediata a possíveis emergências;

Finalmente, informamos que no site do SRPC, IP RAM – http://www.procivmadeira.pt. e na APP Prociv Madeira – mantém-se permanentemente actualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica.