Madeira já ultrapassou um ciclo de incubação sem novos casos de Covid-19

O secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramo, acabou de dizer na habitual conferência do IASAÚDE às sextas-feiras que hoje é o 17º dia sem casos de Covid-19 na Madeira. “Agora, sim”, salientou, foi ultrapassado na RAM um ciclo normal de incubação sem que tenham surgido quaisquer casos positivos. “Continuamos esperançados”, adiantou, apesar do fim do desconfinamento e da retoma das actividades económicas. A Região continua a manter cinco concelhos com casos todos recuperados (Porto Santo, Machico, Calheta, Ribeira Brava e Santa Cruz), três concelhos que nunca tiveram casos (Porto Moniz, Santana e São Vicente) e três concelhos com casos ainda não totalmente recuperados (Funchal, Câmara de Lobos e Ponta do Sol), embora nestes dois últimos apenas falte um doente em cada, para serem dados também como concelhos totalmente recuperados.

Pedro Ramos prometeu que a evolução da pandemia continuará a ser monitorizada “com o mesmo rigor” que até agora foi aplicado, tudo para evitar uma segunda vaga do novo coronavírus.

“Vamos continuar com as quarentenas, mas também vamos flexibilizar. A partir do mês de Julho a RAM está preparada para testar todos de acordo com a sua situação, sem custos para o passageiro”, afirmou. Neste momento o SESARAM está a organizar as coisas no aeroporto do Porto Santo e também na Madeira.