Banco Alimentar da Madeira angariou 546 toneladas de alimentos o ano passado

O Banco Alimentar da Madeira divulgou que, em 2019, angariou 546 toneladas de alimentos (com um valor estimado de 765 mil euros), das quais 452 toneladas de excedentes diários. Diariamente, terá angariado, em média, 1,52 toneladas de alimentos. Os alimentos são distribuídos por 44 instituições parceiras apoiadas. Segundo os dados divulgados, na RAM o BA apoiou 8.343 pessoas.

Os Bancos Alimentares Contra a Fome apelam aos portugueses para que, entre 21 e 31 de Maio, contribuírem fazendo os seus donativos através da Ajuda Vale nas caixas dos supermercados e/ou do portal de doação online, alimentestaideia.pt.

Sob o mote “Ajude a preencher este vazio”, a campanha do Banco Alimentar sensibiliza os portugueses para que preencham o vazio das muitas famílias que são afectadas por um cenário de carência alimentar todos os dias, uma situação agora agravada, reforçando a importância do contributo e envolvimento de cada um.

Podem fazê-lo através da modalidade Ajuda Vale, já utilizada em campanhas anteriores, que propõe a contribuição através de vales de produtos, que estarão disponíveis até 31 de Maio nas caixas dos supermercados. Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.

“Às pessoas mais vulneráveis que, em resultado das medidas decretadas para conter a propagação da pandemia, ficaram privadas da assistência alimentar que normalmente recebem, vieram juntar-se mais cerca de 60 000 pessoas, vítimas da situação gerada por esta
nova realidade que vivemos. A ajuda não pode parar, muito menos agora quando é ainda mais preciso” alerta Isabel Jonet, Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome.