Governo Regional admite testar professores, alunos e colaboradores de creches e infantários

Com o anunciado regresso dos alunos às aulas presenciais na Região a partir de 1 de Junho, no 11º e 12º anos, apenas para as disciplinas de exame, o secretário com a tutela da Saúde na RAM, Pedro Ramos, admitiu hoje a testagem de professores. Acessoriamente, admitiu também a realização de testes a trabalhadores de creches e infantários.

“Neste momento estamos a testar todas as estruturas residenciais para idosos, vamos passar para as Casas de Saúde, para os profissionais de saúde. Consoante a decisão em relação à área da Educação, também iremos ter essa preocupação, no sentido de testarmos os professores, e ainda os colaboradores, na área das creches e dos infantários”, disse, questionado pelos jornalistas.

Garantindo que a sua Secretaria está articulada com a de Jorge Carvalho (Educação), Pedro Ramos admitiu que isto tem ainda que ser ponderado, pois “não sabemos ainda a quantidade de alunos que vão querer essas aulas presenciais, porque eles têm outro tipo de acompanhamento, mas como há alunos com exame ainda este ano, alguns poderão querer essas aulas presenciais, e vamos ter isso em conta”. O governante disse achar que [professores e alunos] é um dos grupos que terá de ser testado se reiniciar uma actividade com alguma proximidade e frequência diária de contactos, embora mantendo sempre as regras de higienização, distanciamento e uso das máscaras.

“Naturalmente que é mais um grupo que terá de ser testado, e nós felizmente temos essa capacidade aqui na Região Autónoma da Madeira”, declarou.

Este responsável revelou ainda aos jornalistas que falta ainda chegar à Madeira material no valor de 4,2 milhões de euros. O SESARAM gastou 13,2 milhões em material de protecção e outro, mas faltam ainda chegar itens no supracitado valor.