Rui Abreu está a acompanhar como a diáspora madeirense está a ser afectada pelo Covid-19

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, “continua a acompanhar as comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo, e a forma como estão a enfrentar a crise pandémica da covid-19”, refere uma nota. Esta quinta-feira, Rui Abreu reuniu, mais uma vez, com os Conselheiros da Diáspora Madeirense, através de uma videoconferência que juntou José Silva do Reino Unido, João Carlos Nunes de Jersey, José Nascimento da África do Sul, Aleixo Vieira da Venezuela e Cátia Ornelas do Brasil.

“A reunião serviu para nos inteirarmos daquela que tem sido a realidade vivida em cada um desses países, e a forma como a Covid-19 tem afectado as respetivas comunidades madeirenses”, resumiu Rui Abreu, acrescentando: “Esta forma de comunicação, insere-se nos nossos objetivos, que passam por manter e reforçar a proximidade com os nossos emigrantes”. Porque, continuou o director regional, “quanto melhor estiverem os países da Diáspora madeirense, melhor estará a Madeira.”

Neste momento, de acordo com as informações transmitidas no encontro, a percentagem de madeirenses infectados pelo coronavírus, acompanha a média dos países onde residem. Isto, apesar de muitos madeirenses terem actividades que implicam muita interacção social, nomeadamente na área do comércio e serviços.

“Infelizmente, foram confirmados cinco óbitos entre os nossos concidadãos residentes em Londres. Todos eles com outras patologias associadas, e por isso mais vulneráveis a este vírus”, explicou, constatando que à excepção do Brasil, as medidas de confinamento estão a ser “genericamente cumpridas”, e estão a ser “eficazes” nos restantes países.

No outro plano, Rui Abreu adianta que existe uma “natural expectativa” no que respeita à retoma das actividades económicas nestes países. Quer por parte dos empresários, como dos colaboradores das diversas áreas de negócio.

Durante a reunião, foi acordado por todos os Conselheiros adiar o Fórum Madeira Global, na expectativa que possa realiza-se ainda este ano. Já o Conselho da Diáspora Madeirense, foi reagendado para Dezembro. “Caso não estejam reunidas as condições para um encontro presencial, poderá ser feito através de videoconferência.

Na próxima semana, o director regional das Comunidades e Cooperação Externa, vai continuar a acompanhar a situação na Diáspora Madeirense, estando já agendada uma nova reunião por videoconferência, agora com os Conselheiros dos Estados Unidos da América, Leonel Teixeira, do Canadá, José Rodrigues, Austrália, José Góis, e da Europa  José António Gonçalves e Maurício Cysne.