Novo caso de Covid-19 é jovem que chegou no dia 16 do Reino Unido mas só ontem acusou positivo

Há mais um caso de Covid-19 na Madeira, o de um jovem que só acusou positivo 21 dias depois de ter chegado à Madeira. Totalizam-se assim 49 casos positivos identificados na RAM, um dos quais já recuperou. Entretanto verificaram-se também 305 casos negativos. 11 casos aguardam resultados laboratoriais e hoje completaram-se 365 casos estudados desde o dia 29 de Fevereiro, ou seja, mais 36 casos suspeitos estudados desde o dia de ontem.

O jovem que testou Covid-positivo é um caso importado, com origem no Reino Unido. O jovem em causa, na faixa etária dos 10-19 anos, residente no concelho de Santa Cruz, e que chegou à Região no dia 16 de Março, mas só acusou positivo ontem.

Bruna Gouveia, vice-presidente do IASAÚDE, disse hoje na conferência de imprensa diária que o dito jovem fez quarentena desde a sua chegada, e foi acompanhado pelas autoridades de saúde desde essa altura. Apresentou sintomas inespecíficos a 23 de Março, vindo posteriormente a desenvolver então sintomas característicos do Covid-19, sendo então diagnosticado durante o dia de ontem.

Esta foi uma situação que o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, utilizou para dar a entender que nem tudo é linear no que concerne a esta doença. Se o rapaz tivesse sido testado, quando chegou à Madeira, disse o governante, teria dado negativo. Daí a necessidade de manter as medidas de quarentena, acompanhamento e vigilância. O período de incubação do vírus pode ser longo, mantendo-se o vírus nas vias respiratórias durante um período mais longo do que o habitual, antes de se apresentarem sintomas (geralmente os mesmos manifestam-se passados apenas cinco dias, mas podem demorar mais a manifestar-se). Por outro lado, Pedro Ramos apontou que, do que se sabe desta doença, não há evidências de que mesmo os recuperados não possam reinfectar-se, e passar a doença a outros mesmo que assintomáticos.

Pedro Ramos salientou que as medidas de isolamento social, que incomodaram muita gente, têm todavia sido as mais adequadas para conter a pandemia do novo coronavírus e eventualmente são as que permitirão à RAM reemergir deste estado de emergência, de forma gradual e progressiva, para a vida mais normal, uma vez reunidas as condições necessárias. O governante deu a entender que os comportamentos essenciais de isolamento social e higiene (lavar as mãos com frequência) são as que mais têm contribuído para que o novo coronavírus não tenha avançado de forma mais galopante entre a população.

“Ficar em casa é a forma mais adequada e fácil para resolver esta situação”, opinou.

Bruna Gouveia avançou que os dois doentes que se encontram actualmente internados no hospital mantém o seu estado. Os restantes estão em isolamento no domicílio ou em unidade hoteleira designada. Acrescentou que são já 26 as pessoas em situação de sem-abrigo que fizeram teste ao Covid-19, visando a sua integração no Pavilhão dos Trabalhadores, como centro de acolhimento, e que tiveram resultado negativo. Apenas 4 pessoas aguardam neste momento resultado laboratorial em isolamento.

518 pessoas estão, entretanto, em vigilância activa, mantendo-se neste grupo 3 profissionais de saúde e 8 bombeiros do concelho do Porto Santo. 312 pessoas encontram-se em alojamento designado, a cumprir quarentena obrigatória depois da chegada à RAM. São 27 no hotel Praia Dourada, 3 no hotel Quinta do Lorde, 282 no hotel Vila Galé.

Hoje foram identificadas 246 pessoas em auto-vigilância.

A linha SRS 24 tem registado uma diminuição da procura. Nas últimas 24 horas foram 57 as chamadas realizadas. O total cumulativo de chamadas realizadas para esta linha é de 5363 chamadas.