Estradas desimpedidas a oeste são oportunidade de ouro para levar equipamentos eólicos para o Paul da Serra

O Conselho do Governo reunido em plenário em 2 de abril de 2020 resolveu autorizar o transporte integral dos equipamentos eólicos estacionados na Ribeira Brava, com efeitos imediatos, com interrupções no período compreendido entre as 00:00h do dia 9 de abril e as 24:00h do dia 13 de abril, a partir da Ribeira Brava para o Paul da Serra, local onde serão instalados os parques eólicos da Urze e do Alecrim.

Ainda existe equipamento para os parques eólicos da Urze e do Alecrim, estacionado na Ribeira Brava, os quais aguardam o transporte para o Paul da Serra. O transporte dos equipamentos não implica concentrações de pessoas.

“Este período de confinamento social é um período adequado para efetuar o transporte em segurança daqueles equipamentos, uma vez que não causará transtornos ao trânsito, estando todas as vias totalmente livres de transeuntes”, justifica o Governo.

O transporte de todo o equipamento para o Paul da Serra, termina num período estimado de 45 dias, possibilitando que a equipa externa de especialistas de transporte parta da Região.

Só com o términus do transporte é iniciada a reabilitação das vias e das rotundas danificadas no âmbito do referido transporte.

Recorde-se que os parques eólicos que estão a ser executados no Paul da Serra, deverão estar concluídos em simultâneo com a Ampliação do sistema Hidroelétrico da Calheta, para efeitos de financiamento por parte dos Fundos Comunitários.