Iniciativa dedicada aos Moinhos e que deveria integrar a RAM adiada para Setembro

A 7 de Abril assinala-se a 15ª edição do Dia Nacional dos Moinhos, ao qual a Associação Casas com Histórias este ano se associa, refere-se numa nota de imprensa.  Em 2019, através da iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal” promovida pela Rede Nacional de Moinhos, muitos moinhos voltaram a estar de portas abertas em todo o País. Neste amplo movimento de sensibilização para a preservação dos moinhos da nossa identidade, estiveram acessíveis a todos 345 moinhos e 151 núcleos moageiros, em 58 municípios, distribuídos por 16 distritos do continente português. Na Região Autónoma da Madeira, este evento foi assinalado a 7 de Abril de 2019 por uma muito participada iniciativa do Núcleo Museológico da Casa do Povo do Caniço, que dinamizou uma caminhada pelo Roteiro da Levada da Azenha, incluindo visita guiada ao interior do Moinho da Vargem, Caniço.

Entretanto e devido à situação de pandemia, foi divulgado pela organização nacional que a iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal 2020”, prevista para 7 de Abril, fica adiada para 19 e 20 de Setembro próximo.

Na RAM, os moinhos estão na memória de todos através da toponímia de muitas localidades (Levada da Azenha, Levada dos Moinhos, Beco dos Moinhos), dos vestígios de moinhos existentes no passado e dos exemplares ainda em bom estado de conservação, refere a nota às Redacções. Destacam-se alguns dos emblemáticos moinhos de vento do Porto Santo (1) e o imperdível moinho a água de São Jorge (2), este ainda em funcionamento. “Em Setembro, mês de todos os eventos adiados, voltaremos a celebrar os nossos moinhos”, promete a Associação “Casas com Histórias”