CMF aprova empréstimos para obras nas águas e na substituição de viaturas de serviço ambiental

A Câmara Municipal do Funchal realizou hoje a sua segunda reunião descentralizada do ano, uma iniciativa levada a efeito fora dos Paços do Concelho. A reunião realizou-se no Externato da Apresentação de Maria, onde o executivo de Miguel Gouveia teve a oportunidade de, antes do evento, conversar com duas turmas de alunos, uma do sexto ano e outra de oitavo.

“Apraz-nos verificar que a consciência ambiental e social destes jovens é muito apurada. As questões que nos colocaram eram muito relacionadas com a crise climática, com o papel que a Câmara tem no sentido de mitigar desigualdades sociais… ou o trabalho que temos desenvolvido na causa animal”, referiu o edil. “Foi expresso um conjunto de preocupações que nos dá a esperança de que estes jovens tenham como preocupação construir uma cidade melhor”.

Entretanto, na reunião de Câmara foram debatidos diversos assuntos, com dois empréstimos a serem aprovados hoje, um para a comparticipação municipal numa obra que visa monitorizar e controlar as perdas de água no concelho do Funchal (segunda fase). A primeira fase está neste momento no terreno, e compreende as freguesias de São Martinho, Santo António e São Roque”.

A segunda fase, de acordo com o presidente da CMF, no resto do concelho, é esta obra de dez milhões de euros. “Procuramos financiar os 5,5 milhões que não são comparticipados pelo POSEUR, fundos comunitários. Vamos pedir um empréstimo para que essa obra possa ir para o terreno e ser uma realidade (…)”. Miguel Gouveia diz que o Funchal tornar-se-á uma cidade ambientalmente mais sustentável com este investimento nas redes de água.

O outro empréstimo diz respeito à renovação da frota do ambiente, quer a de recolha de resíduos sólidos urbanos, nos vários circuitos ao longo do anfiteatro do Funchal, sejam ainda veículos de transferência para a Meia Serra, compreendidos no total destas 40 viaturas. “São 5,9 milhões de euros, 40 viaturas que serão renovadas ao longo dos próximos 3 anos”, explicou o edil.

Os dois empréstimos foram aprovados por unanimidade.