Violinista japonesa Mayuko Kamio toca amanhã Paganini com a Orquestra Clássica da Madeira

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta amanhã, dia 15 de Fevereiro, o seu concerto de aniversário no Centro de Congressos (Casino), com um programa atractivo constituído pelo Concerto nº 1 para violino e orquestra em Ré Maior, Op. 6 de Niccolò Paganini, e pela Sinfonia nº 8 em Sol Maior Op. 99, de Antonín Dvorák.  No concerto de Paganini, será solista a talentosa violinista japonesa Mayuko Kamio.

O maestro Evan-Alexis Christ faz aqui a sua estreia em Portugal dirigindo a OCM.

 Os bilhetes custam entre 20€ e 5€ e estão disponíveis no La Vie Funchal Shopping Center – Loja Naturalmente Português (Piso 1), das 09:00 às 22:00, e no dia do concerto no local, a partir das 14:00.

O maestro

Evan-Alexis Christ, um dos principais maestros da sua geração, ganhou reconhecimento pelos seus inovadores programas de concerto e repertório. Tendo dirigido todo o repertório standard para orquestra, os ciclos com as integrais das sinfonias de Mahler e Beethoven foram recebidas com especial aclamação pela crítica. Além disso, dirigiu 60 apresentações de estreias mundiais e inúmeros concertos de fusão.

Evan-Alexis Christ foi Diretor Musical da Ópera Estatal de Brandemburgo em Cottbus entre 2008 e 2018, tornando-o na época, um dos mais jovens maestros na Alemanha. Esta orquestra teve um grande desenvolvimento neste período, com a gravação de vários CDs assim como tournés internacionais pela primeira vez nos seus 100 anos de história. Em 2011, a orquestra ganhou o prémio das editoras (Boosey e Hawkes, Peters, Breitkopf, etc., pelo melhor programa de concertos de todas as orquestras alemãs. Em 2010, os cidadãos da cidade de Cottbus votaram em Christ como persolnalidade do ano em Cottbus. Nos concertos regulares por assinaturas, o público passou de 70 a 95% da capacidade sob sua liderança. De 2009 até 2018, esta orquestra apresentou obras em estreia mundial em todos os concertos de subscrição. Depois de uma breve passagem em 2003 como ensaiador vocal no Portland (OR), Opera, Evan Christ foi o 1º Kapellmeister e Diretor Musical Associado na Würzburg Opera entre 2003 e 2005. De 2005 a 2008, foi o Kapellmeister principal na Wuppertal Opera.

Dirigiu internacionalmente mais de 50 orquestras e Teatros de Ópera, mais recentemente,  a Orquestra Deutsche Sinfonie Berlin, Filarmónica de Zagreb, Frankfurt Radio Symphony , Deutsche Oper Berlin e a Orquestra Filarmónica de Bremen.

Evan-Alexis Christ realizou mais de 50 produções teatrais, incluindo Ring, Elektra, Wozzeck, Salome, Fidelio, todas as principais Óperas de Mozart e numerosos repertórios italianos e franceses.

Estreou-se no Festival de Salzburgo no verão de 2011, dirigindo a Ópera de Salvatore Sciarrino, Macbeth, com o Klangforum Wien.

Nascido em Los Angeles, oriundo de uma família de músicos, Evan-Alexis Christ passou a sua infância em Las Vegas, onde a sua mãe era concertino para a MGM Grand Celebrity Room Orchestra, acompanhando muitos dos artistas da “velha guarda”, como Rat Pack, Elvis, Liberace, etc. Inicialmente começou a tocar oboé e piano e posteriormente a estudar matemática e composição na Universidade de Harvard. A sua formação em direcção de orquestra foi realizada no Conservatório de Música de Leipzig.

 Mayuko Kamio 

A violinista japonesa Mayuko Kami,  detentora da medalha de ouro do Concurso Internacional Tchaikovsky de 2007, é amplamente elogiada pelo seu luxuoso som de seda, fraseado expressivo e técnica virtuosa. O New York Times apelidou Kamio de “jovem músico emocionante” e “um talento radiante”. Kamio estreou-se em Tóquio aos dez anos, sob a direção de Charles Dutoit, num concerto transmitido pela televisão NHK. Desde então, apareceu como solista no Boston Pops, dirigido por Keith Lockhart, na Tonhalle Orchestra em Zurique com Mstislav Rostropovich e na Israel Philharmonic sob a direcção de Zubin Mehta. Os destaques recentes incluem um retorno à Sinfonia de Vancouver e apresentações com a Sinfónica de Tóquio, a Filarmónica de Osaka, a Filarmónica de Kanagawa, a Sinfónica de Yomiuri Nippon e a Filarmónica de Saratov.

As temporadas anteriores de Kamio incluíram participações especiais no Brevard Music Festival, na Sinfónica de Huntsville, na Sinfónica de Vancouver, na Nihon Philharmonic, no Symphony Silicon Valley, na Seattle Symphony, na Buffalo Philharmonic, além de recitais com a Chamber Music de São Francisco, Chamber on the Mountain e Merkin Hall em Nova Iorque. Fez digressões com a Filarmónica Nacional da Rússia, dirigida por Vladimir Spivakov, com a Orquestra do Festival de Budapeste com Ivan Fischer, a Filarmónica de Munique com Zubin Mehta, a Filarmónica de Praga, a Filarmónica da BBC, a Filarmónica de Israel e a Orquestra Sinfónica de Oviedo de Espanha. No Japão apresentou-se como solista com as Orquestras Sinfónicas de Tóquio, Hiroshima, Kyoto, NHK, Osaka, Sapporo e Yomiuri Nippon; e as filarmónicas do Japão e da cidade de Tóquio. Apresentou-se em digressão com a Filarmónica de Israel sob a direcção de Ludovic Morlot, na América do Sul com a Filarmónica de Munique sob a direcção de Zubin Mehta e no Japão com a Orquestra Sinfónica da SWR alemã sob François-Xavier Roth. Outros destaques com orquestra incluem apresentações com a Orquestra Sinfónica da BBC sob a direcção de Jiri Belohlavek, a Orquestra do Festival de Budapeste com Ivan Fischer, a Orquestra Sinfónica da NHK com Vladimir Ashkenazy, a Filarmónica de Israel com Yaron Traub e as filarmónicas de Calgary e Colorado Springs. A sua carreira internacional levou-a a Nova Iorque, Washington DC, São Francisco, São Petersburgo, Moscovo, Frankfurt, Varsóvia e Tóquio.

Foi a artista mais jovem a vencer o Concurso Internacional de Violino de Menuhin, no qual Kamio apresentou-se com a Orquestra Nacional de Lille, sob a direção de Menuhin. Foi premiada com o primeiro prémio nas Audições de Young Concert Artists International e recebeu a sua primeira medalha do Monte Carlo Violin Masters Competition. Conquistou igualmente a medalha de ouro, no primeiro Concurso Internacional de Violino de David Oistrakh na Ucrânia.

Realizou quatro gravações de CD’S com as etiquetas SONY e BMG, uma gravação de sonata de Franck, Brahms e Strauss, o concerto de Tchaikovsky e Prokofiev, obras a solo de violino e piano de Chausson, Stravinsky, Szymanowski e  Waxman,  e um outro com os 24 Caprices para violino solo, de Paganini.

Kamio nasceu em Osaka no Japão, onde começou a tocar violino aos quatro anos de idade. Os seus primeiros professores foram Chikako Satoya, Machie Oguri e Chihiro Kudo, e trabalhou com Koichiro Harada na Escola de Música Toho Gakuen. Estudou nos EUA com Dorothy DeLay e Masao Kawasaki no Aspen Music Festival e na secção pré-universitária da The Juilliard School. Concluiu os seus estudos de diploma de graduação na Hochschule für Musik und Theatre, em Zurique, onde trabalhou com Zakhar Bron. Kamio foi bolseira da Foundation for the Musical Arts e recebeu o prestigioso Idemitsu Music Award.

Mayuko Kamio toca no prestigiado violino “Sennhauser” de 1735 construído pelo afamado Luthier italiano Joseph Guarneri del Gesu, generosamente cedido pela Strad Society em Chicago.