Deputados do PS-M visitaram o Lar da Bela Vista

Os deputados do PS Madeira visitaram hoje o Lar da Bela Vista, no Funchal, reunindo com os membros da direcção desta instituição pública para conhecer as infraestruturas e inteirar-se das dificuldades de funcionamento deste espaço que acolhe mais de 200 utentes.

A deputada Sofia Canha, porta-voz do grupo, em declarações à comunicação social, referiu que “esta nossa visita ao Lar da Bela Vista, um lar público que acolhe mais de 200 idosos e que se debate com dificuldades da própria gestão, não só porque a própria estrutura do lar é grande e difícil manutenção”, mas porque “não foi feito de raiz para o fim a que se destina”, serviu também para reunir com a direcção do Lar para ficar a par das suas preocupações e desafios.

A parlamentar socialista explicou: “(…) ficámos de facto a saber que as dificuldades não se ficam apenas pela manutenção da estrutura e do seu funcionamento”, pois “há também dificuldades por falta de pessoal, de pessoas experientes nestas áreas da geriatria e de saúde, como enfermeiros”. Lamentou ainda que alguns “estão aqui [Lar] a contrato e a prazo”, voltando a ser substituídos por outros menos experientes através dos diversos programas de emprego e de estágio existentes na Região, que fazem que este processo se transforme num “ciclo vicioso”.

Reforçou, por outro lado, o facto de ser “preciso reforçar o quadro das assistentes operacionais que, mais uma vez, não conseguem fixar-se nesta instituição” por conta das dificuldades ‘burocráticas’ na contratação de pessoal.