Presidências Abertas da CMF passaram pela Associação Xarabanda

As Presidências Abertas da CMF passaram ontem pela sede da Associação Musical e Cultural Xarabanda. Miguel Silva Gouveia e a vereadora com o pelouro da Cultura, Madalena Nunes, visitaram as instalações desta associação, onde foram recebidos pelo presidente da Direcção, Rui Camacho.

Nesta reunião informal foi possível conhecer o espaço, as actividades, a história e o percurso actual desta Associação que visa a pesquisa e investigação da música tradicional, com a edição de um cancioneiro popular de tradição oral do arquipélago da Madeira, o ensino de instrumentos musicais da tradição madeirense, e a divulgação e promoção da tradição musical madeirense. Miguel Silva Gouveia agradeceu ao Xarabanda por “serem uns parceiros tão activos e criativos na vida cultural da nossa cidade e por levarem a nossa produção artística e os nossos valores culturais além-fronteiras”.

Esta foi também uma oportunidade, de ambas as partes, para destacar a colaboração desenvolvida nos últimos anos. Além do apoio anual através do Programa de Atribuição de Apoios ao Associativismo e Actividades de Interesse Municipal, a CMF também tem financiado e promovido actuações dos diferentes grupos dentro do Xarabanda, em vários eventos dinamizados pela autarquia, como a Feira do Livro, a Música nos Museus, e o I Encontro de Violas de Arame na Madeira, que decorreu no passado mês de Novembro no Teatro Municipal Baltazar Dias, sublinha um comunicado da CMF.