Marco Fagundes é o autor de um novo mural na zona do Campo da Barca

A Câmara Municipal do Funchal promove a partir desta semana a criação de mais uma intervenção de arte urbana na zona do Campo da Barca, nomeadamente no respectivo túnel municipal. A nova obra será da autoria do artista Marco Fagundes e é apoiada pelo Município no âmbito dos Apoios ao Associativismo e Actividades de Interesse Municipal, numa colaboração com a Associação Wamãe. A intervenção já começou e irá decorrer até 14 de Fevereiro, nos dias úteis das 20h às 23h, e nos fins-de-semana das 8h às 23h. O trânsito será interrompido apenas numa das vias, sendo gerido pela PSP no local.

A vereadora Madalena Nunes, que tem os pelouros da Cultura e do Desenvolvimento Social no Município, destaca, desde logo, “o carácter especial desta intervenção, que terá a participação de pessoas de vários locais e origens, tais como jovens que estão a residir ou já residiram no Estabelecimento Vila Mar, utentes da AFARAM e de outras instituições com vista à inclusão social e, inclusive, Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. Além de artística, esta é, por isso, uma intervenção com uma importante componente social.”

O mural vem juntar-se a dois outros já existentes no local, nomeadamente “A Baleia”, de Marcos Milewski e “Cristiano Ronaldo”, de Luísa Spínola, “criando aquilo que já podemos considerar um pólo de arte urbana no Funchal, neste caso com uma intervenção algo inovadora, realizada num túnel, o que é pouco habitual em Portugal”, garantiu.

O Funchal tem apoiado diversos projectos de murais espalhados pela cidade ao longo dos últimos anos.