O “Romantismo na Casa” motiva visitas ao Museu “Frederico de Freitas” em fevereiro

Os Serviços Educativos da Casa-Museu Frederico de Freitas promovem, durante este mês de fevereiro, a visita temática “O Romantismo na Casa”, cujo objetivo é abordar o Romantismo, através de um percurso orientado pelo Museu. Esta visita destina-se ao público adulto, mediante marcação prévia, para um mínimo de 6 participantes. Está disponível de 3ª a 6ª feira, de 4 a 28 de fevereiro, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Uma informação veiculada pela secretaria regional do Turismo e Cultura lembra que “a partir da Casa da Calçada, originária no século XVII, mas profundamente marcada por remodelações do século XIX, serão identificados os elementos arquitetónicos desse período, nomeadamente as influências orientais que caracterizam a fachada. O jardim e a sua casinha de prazer ocupavam um lugar de destaque, garantindo a tranquilidade da vida privada. No que respeita ao interior, para além dos estuques, os papéis de parede e outros detalhes decorativos, será destacada a planta, onde as divisões se especializaram numa lógica que distinguia firmemente o público e o privado”.

A mesma informação sublinha que “através do mobiliário, da pintura e da cerâmica dá-se a conhecer o ambiente doméstico e quotidiano do século XIX. Por sua vez, as aguarelas da Madeira ilustram a pintura de paisagem, própria do Romantismo, cujas principais características eram a utilização das cores da natureza e da luz. Eram normalmente pintadas por estrangeiros de passagem e representam as nossas paisagens, mais ou menos idealizadas, mas todas passando uma visão idílica da realidade”.

As visitas poderão ser marcadas através do Telf. 291 202 578.