Concurso de caligrafia na Escola Jaime Moniz

A Escola Secundária Jaime Moniz comemorou o Dia da Escrita à Mão, dia 23 de janeiro, promovendo um Concurso de Caligrafia destinado a toda a comunidade escolar.

Este dia teve origem nos Estados Unidos da América para celebrar uma invenção com 3500 anos: a escrita à mão. Com a massificação das novas tecnologias, esta prática tornou-se “fora de moda”, querendo o Dia da Escrita à Mão reavivar uma arte que durante muitas gerações foi utilizada para passar ideias revolucionárias, escrever obras imortais, assinar acordos internacionais, declarar amores intensos (como o comprovam as cartas de amor em Amor de Perdição), identificar a autenticidade de documentos, entre muitos outros usos.

Na verdade, estudos comprovam que a caligrafia ativa a mente, não é somente uma habilidade motora: desenvolve o raciocínio; aumenta a atenção, a concentração; promove a chamada “função executiva”, as habilidades de planeamento e de produção textual. Acrescente-se que a caligrafia é o meio usado para revelar competências em quase todas as avaliações a que os alunos estão sujeitos, devendo, assim, ser exercitada e devidamente valorizada.

 

Copiar um poema num concurso de caligrafia foi a sugestão dinamizada pelo projeto Português.com da escola para comemorar este dia. Foram cerca de vinte e cinco os participantes (alunos, pessoal docente e não docente).

“Até Amanhã”, de Eugénio de Andrade, foi o poema selecionado. Os trabalhos de caligrafia eleitos pelo júri serão expostos e os três primeiros classificados premiados.