Eurodeputada Sara Cerdas diz que Europa deve estar preparada para surto de pneumonia

Após o mais recente surto de pneumonia na China, onde foi detetado pelas autoridades um novo tipo de coronavírus, a eurodeputada Sara Cerdas questionou esta tarde a Comissão Europeia sobre quais as medidas que esta pretende implementar para a rápida deteção e atuação na prevenção, propagação e controlo deste vírus nos diferentes Estados-Membros.

Na qualidade de presidente do grupo de trabalho em Saúde do Parlamento Europeu, Sara Cerdas alerta que “apesar do vírus ter sido inicialmente identificado na China, o risco de disseminação poderá ser elevado. É por isso necessário que a Comissão Europeia aposte na prevenção e garanta que não existe a propagação do vírus através da importação de mercadorias, exigindo um controlo eficiente das diferentes matérias importadas. Por outro lado, as ligações aéreas entre a China e o território europeu podem surtir um risco aumentado de disseminação deste vírus. Tendo em conta os alertas e o número de casos identificados pelas autoridades, este vírus poderá ser uma ameaça para a Europa, pelo que requer especial atenção e prevenção imediata por parte da Comissão Europeia”.

O aeroporto de Wuhan, na China, local onde o coronavírus foi primeiramente identificado, dispõe de ligações aéreas diretas com França, Reino Unido e Itália. No próximo dia 25 de janeiro ocorrerão as celebrações do Ano Novo Chinês, o que envolve um tráfego populacional superior de e para a região, com risco aumentado de disseminação desta e outras doenças transmissíveis.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 31 de dezembro de 2019, um grupo de pneumonia de etiologia desconhecida foi relatado na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. A 7 de janeiro as autoridades chinesas identificaram um novo tipo de coronavírus, diferente de qualquer outro coronavírus humano conhecido até agora, como causador desta pneumonia viral. A Comissão Nacional de Saúde do país revelou que até ao dia 19 de janeiro foram identificados 198 casos, dos quais 3 vítimas mortais.