CDU vai iniciar discussão sobre o que falta fazer dez anos depois da aluvião de 2010

A CDU/Madeira vai organizar, a partir desta semana, um ciclo de conferências/debate público sobre o muito que falta fazer, uma década passada após a catástrofe provocada pelo aluvião de 20 de Fevereiro de 2010. A iniciativa de abertura será uma conferência / debate a ser proferida por João Baptista, professor universitário e investigador nas áreas da geologia e zonas de risco geológico. A mesma realizar-se-á na próxima sexta feira, dia 24 de Janeiro, pelas 18 horas, no auditório da Universidade da Madeira, no Edifício do Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

A conferência, que será apresentada por João Baptista intitula-se “10 anos após a aluvião do 20 de Fevereiro: aprender com o passado, compreender o presente e preparar o futuro”.

Com este ciclo de conferências/debate a CDU pretende lançar uma proposta de reflexão sobre responsabilidades cívicas e incumbências políticas na mobilização de meios para uma necessária estratégia de protecção civil e quanto à urgência de uma viragem nas políticas de ordenamento e uso do território nestas ilhas a que pertencemos.

Depois desta iniciativa programada para a próxima sexta feira seguir-se-ão outras propostas de intervenção sobre o muito que está por fazer, quando se sabe que os governantes disseram que toda a reconstrução deveria ser “exemplarmente realizada na Madeira num prazo máximo de dois anos”… e já passaram dez anos sobre a trágica aluvião de 20 de Fevereiro de 2010, refere uma nota de imprensa.