Bispo do Funchal preside sábado à benção das capas dos alunos do Conservatório

Os 35 finalistas do Conservatório receberão a bênção das capas, pelas 15h00 do próximo dia 11 de Janeiro, na Igreja do Colégio, numa cerimónia presidida pelo bispo do Funchal. Também os alunos que terminam o ciclo do ensino secundário do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira vivem com entusiasmo e euforia esta cerimónia. Trajados a rigor, com a respectiva capa e fitas correspondentes à cor do curso que frequentam, os alunos que se preparam para ingressar no ensino superior no próximo ano vivem, este sábado, momentos marcantes.

Do citado total de alunos, 10 são do Curso Profissional de Instrumentista, 4 do Curso Profissional de Instrumentista Jazz, 7 do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea e 14 do Curso Profissional de Artes do Espectáculo – Interpretação.

A cerimónia começa pelas 13h30, no edifício sede do Conservatório, com a imposição das fitas: azuis para os alunos do Curso Profissional de Instrumentista (CPI), amarelas para os do Curso Profissional de Instrumentista Jazz (CPIJ), verdes para os finalistas do Curso Profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação (CPAE-I) e bordeaux para os do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea (CPIDC). Este acto simbólico será acompanhado pelos padrinhos dos cursos: as professoras Márcia Brito e Bárbara Pereira serão madrinhas do CPI; do CPIJ os professores Paulo Barbosa, Vânia Fernandes e Alexandre Andrade, os professores Diogo Correia Pinto e Alexandrina Alves apadrinharão os alunos do CPAE-I e do CPIDC serão os professores Cristina Alves e Vítor Gonçalves.

Pelas 14h15, os finalistas sairão em cortejo com os respectivos padrinhos, acompanhados também das famílias e todos aqueles que se quiserem juntar à festividade, com percurso entre a sede do Conservatório e a Igreja do Colégio. A celebração eucarística presidida pelo bispo terá início pelas 15h00. Esta cerimónia contará, igualmente, com a presença do secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e do pPresidente do Conservatório, Carlos Gonçalves.

Após esta celebração religiosa segue-se a tradicional foto de grupo nas escadas da igreja, seguida de jantar convívio, no Restaurante 5.ª Estação, pelas 19h30.