Ordem dos Engenheiros na RAM contribuiu para ajudar vítimas de violência doméstica

O presidente do Conselho Directivo da Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, Miguel Branco,  no âmbito da Responsabilidade Social das Ordens Profissionais, entregou hoje um donativo ao Fundo de Provimento ao Arrendamento para Famílias com Violência Doméstica, gerido pela Associação Presença Feminina, refere uma nota às Redacções.

Este Fundo de Provimento tem a finalidade exclusiva de apoiar vítimas de violência doméstica no arrendamento de casas, quando se sentem forçadas a abandonar a casa onde vivem com o(a) ofensor(a), e não possuem meios financeiros que o permitam realizar.

Libertar-se desta violência, exige às vítimas uma separação da convivência com o(a) ofensor(a), sendo forçadas(os), para tal, a abandonar a casa de morada de família – situação que ocorre habitualmente de forma abrupta, em momento de crise, como forma de proteger a integridade física e/ou psicológica, ou até mesmo a vida.

Atendendo a que, a concretização desta mudança obriga a custos imprevistos associados ao arrendamento de novo espaço habitacional (com exigência habitual de caução), muitas vítimas, por falta de meios, ficavam impossibilitadas de a realizar, constituindo-se assim em factor potenciador da perpetuação da violência.

O provimento deste Fundo é assegurado pelo depósito de valores pecuniários das injunções aplicadas em sede de processo judicial, ou outros, como por exemplo este donativo da Ordem dos Engenheiros.