Colóquio sobre Literacia Científica a 30 e 31 de janeiro na UMa

Além dos muitos investigadores e educadores que irão contribuir com os seus trabalhos e reflexões, o Colóquio está estruturado em quatro conferências em torno do ensino das ciências e da educação ambiental.

Cecília Galvão, professora catedrática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, falará logo no primeiro dia sobre “o desafio de ensinar ciências no século XXI”, seguindo-se Hélder Spínola, investigador do CIE-UMa, que irá contrapor o conceito de literacia com o de cultura ambiental.

O segundo dia do Colóquio será marcado pela conferência do investigador belga, Jelle Boeve-de Pauw, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Antuérpia, que abordará a “eficácia da educação ambiental”, sendo o dia encerrado por Sílvia Carreira, investigadora do CIE-UMa, com o tema “Ensino das ciências: da didática à literacia”.

O XV Colóquio CIE-UMa está validado pela Direção Regional de Educação como um curso de formação para progressão na carreira docente e inclui uma visita guiada, na manhã do dia 1 de fevereiro.