Ao todo, os passageiros do voo S40160 que deveria ter saído de Ponta Delgada, Açores, pelas 8.30 horas, com destino ao Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, estão há mais de seis horas à espera da viagem, sendo que entre esses mesmos passageiros há vários bebés. A última informação da companhia aérea dos Açores é a de que haverá uma nova comunicação sobre a solução. O problema está no ar condicionado, avariado desde ontem. Os passageiros estão revoltados, andam nisto desde a chegada ao aeroporto, pelas 7 horas.
O Funchal Notícias sabe que depois de quatro horas aguardando a chegada do avião, os passageiros embarcaram e voltaram a esperar mais duas horas, perante o desespero de todos e face a explicações que, da forma inicial, não foram conclusivas relativamente ao problema que estava a originar esse atraso. E só depois, foi explicado que a aeronave que estava escalada para fazer a viagem até ao Funchal tinha o ar condicionado avariado desde ontem, sendo que alguns dos passageiros contactados pelo FN consideram essa situação “inadmissível”, uma vez que o incómodo causado poderia ter sido evitado com a intervenção atempada para salvaguardar.
O relato de um passageiro refere que “fomos enganados, às 9.15 horas era porque não havia aeronave, às 11.30 põem-nos a embarcar dentro do avião informando logo que tinhamos de aguardar a chegada de outro avião de Toronto porque alguns passageiros que transportava iam também para a Madeira. Às 12.40 horas informam que por haver muito tráfego aéreo não podiam descolar, aguardando depois para as 13.55. Entretanto, fazem três tentativas para arrancar o motor traseiro e o ar condicionado não funcionava. Finalmente, e após 2 horas dentro da aeronave, ao calor, dizem que oar condicionado estava avariado desde ontem, pelo que o avião não reunia as condições para voar. Voltámos à sala de partida, onde aguardamos informações. Estamos nisto desde as 7 horas”.