Avisos para vento forte e ondulação marítima esta segunda-feira

O Serviço Regional de Protecção Civil emitiu um aviso no qual, além de dar conta de períodos de chuva iniciados já a partir do fim da tarde de domingo e e madrugada de segunda-feira, recomenda cuidados especiais durante todo o dia de hoje, segunda-feira, 16 de Dezembro, quando o o vento de Sudoeste e principalmente de Noroeste e Oeste no dia 16 (segunda-feira) será em geral forte ou muito forte nas regiões montanhosas e nos extremos leste e oeste da Ilha da Madeira, com rajadas que poderão chegar a 120 km/h. Nas regiões costeiras da costa sul da Ilha da Madeira as rajadas máximas serão da ordem de 90 km/hora.

Estes são dados de acordo com os contactos estabelecidos entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o Observatório Meteorológico do Funchal (IPMA) e associados à acção conjunta do Anticiclone dos Açores centrado a sudoeste do arquipélago dos Açores e de uma depressão a norte das Ilhas Britânicas.

As ondas poderão chegar a 7 metros durante esta segunda-feira, com máximos de 10 a 12 metros na costa norte e 5 metros nas zonas oeste e sudoeste da Madeira.

Para maior precisão dos períodos mais críticos, deverão ser seguidos os avisos emitidos pelo IPMA.

Recomenda-se atenção redobrada e cuidados especiais.