Xarabanda lançou “Discografia Completa”

A vereadora Madalena Nunes, com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal do Funchal, esteve presente no Teatro Municipal Baltazar Dias, para a apresentação da “Discografia Completa do Xarabanda e sua História 1981-2019”, que decorreu no sábado.

Madalena Nunes referiu, na ocasião, que “a Câmara Municipal do Funchal está a apoiar esta iniciativa da Associação Xarabanda, a edição da discografia completa dos seus 38 anos e demais repositório histórico, pois temos tido a preocupação de apoiar projectos que ajudem a perpetuar as memórias da cultura madeirense e, simultaneamente, ajudem a recriar esse património, construindo caminhos para a sua reinvenção”..

A vereadora agradeceu ao grupo Xarabanda “por serem uns parceiros tão activos e criativos na vida da cidade (…)”. A directora regional da Cultura, Teresa Brazão, também elogiou, na oportunidade, o trabalho de recolha e divulgação feito por este agrupamento associativo. “Devemos ao Xarabanda a recolha do património oral relacionado com a História da Madeira”, enalteceu. Para Teresa Brazão, o Xarabanda “é um fenómeno, pois não são muitas as associações que tenham conseguido o grau de excelência, trabalho contínuo, intenso e de alta qualidade, assim como “pela a recolha e recriação da música, e na produção de novas melodias “.

A embalagem apresentada contém seis discos de música tradicional que o Xarabanda gravou desde 1989, um DVD de recolha directa e um livro que conta 38 anos de história, em defesa do património musical das ilhas (Madeira e Porto Santo).

A edição está numerada, são 600 exemplares, autografados pelos actuais músicos do Xarabanda, elementos que proporcionaram um concerto representativo dos 6 discos da actual colecção. O Governo Regional comparticipou com 10 mil euros para este projecto.

Por seu turno, a CMF, para além do apoio financeiro irá ainda adquirir 40 exemplares da obra agora lançada, para  distribuir pelas escolas do Funchal e pelas bibliotecas e pólos municipais do Funchal, anunciou a autarquia.