Programa FOCUS na Região para eliminar a transmissão do IHV e hepatites virais

Pedro Ramos Focus BPedro Ramos Programa Focus AO secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiu à cerimónia da apresentação do Programa FOCUS, hoje de manhã na Sala de Conferências da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil.

O SESARAM – Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira – é a primeira organização pública portuguesa selecionada para desenvolver o Programa FOCUS, uma iniciativa que visa eliminar a transmissão do VIH e hepatites virais. É um programa de saúde pública que tem sido desenvolvido nos Estados Unidos desde 2010, através do qual mais de nove milhões de exames de sangue já foram realizados para o VIH, hepatite B e hepatite C. A sua implementação foi possível graças ao acordo de colaboração entre a Secretaria Regional de Saúde da Proteção Civil e a Gilead Sciences, promotora da iniciativa nos EUA e que financia o projeto em Portugal.

A implementação do Programa FOCUS no SESARAM permitirá “diminuir o tempo entre o rastreio, o diagnóstico e o tratamento, respondendo a diversas recomendações internacionais e rumo aos objetivos da Organização Mundial de Saúde”.