Jorge Carvalho, João Rodrigues e Bruno Sousa pedem aos estudantes que sejam focados e façam coisas diferentes para terem opções no futuro

“O que é importante é que se esteja focado num objetivo e não perder tempo. É essencial fazer coisas, ganhar competências, pensar no coletivo para que depois se possa ter uma vida com opções. As palavras são de Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, que esteve hoje na Escola Secundária Jaime Moniz, integrando o painel de debate “Percursos de Vida”, dinamizado pela Coordenação das Atividades de Complemento e Enriquecimento Curricular, a cargo de Celina Gomes e Maria da Fonte.

Citando um antigo professor do “Liceu”, Jorge Carvalho alertou os estudantes: “Não seja apenas mais um a consumir oxigénio”. Um repto para despertar nos jovens a capacidade de inovar, ocupar os tempos livres com atividades diversas, desde o voluntariado a outras experiências profissionais de verão, por forma a ganharem competências.

Além de Jorge Carvalho, o velejador João Rodrigues partilhou a sua experiência, salientando que começou a agarrar uma prancha com nove anos de idade, consagrando-se mais tarde atleta olímpico medalhado no domínio do surf mundial. Um percurso marcado pelo esforço, por treino intensivo e por uma alimentação regrada.

Também o nutricionista Bruno Sousa traçou o seu percurso de vida, explicando a importância da nutrição nos vários domínios profissionais, quer na área clínica quer na atividade desportiva.

“Muita gente procura-me para adequar a sua alimentação à atividade desportiva. Daí que a minha atividade seja cada dia um desafio diferente, pois não sei a pessoa que vou encontrar pela frente e o plano de nutrição a sugerir”, explicou Bruno Sousa.

Além dos testemunhos de Jorge Carvalho, João Rodrigues e Bruno Sousa, os estudantes foram também sensibilizados para o design atual da sociedade, com mudanças vertiginosas, a solicitarem mudanças de atitudes perante o trabalho. Por isso, enriquecer o currículo com experiências diversas é uma forma de preparar o futuro, abrindo assim o leque de opções.