XI Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação começa nesta quarta-feira

Principia quarta-feira o XI Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), evento que se prolongará até 15 de Novembro, no edifício da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), ao Colégio dos Jesuítas.

Dedicado ao tema “Comunicação, Turismo e Cultura”, o congresso pretende reunir investigadores, profissionais e estudantes de Ciências da Comunicação, constituindo-se como o maior fórum de debate, discussão e investigação nesta área em Portugal, refere uma nota da UMa.

A sessão de abertura está marcada para as 9 horas do dia 13, contando com a presença do Reitor da UMa, José Carmo, do presidente da SOPCOM, Joaquim Paulo Serra, da presidente da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa, Ana Isabel Moniz, e do presidente da Comissão Organizadora, Joaquim Pinheiro.

A conferência de abertura, às 9h30, será proferida por Peter Schlobinski, da Universidade de Hannover, que irá abordar as Dimensões Culturais da Linguagem e da Comunicação. Segue-se uma mesa plenária, subordinada ao tema “Turismo(s) e cultura (s)”, e diversas sessões paralelas. A finalizar o primeiro dia de trabalhos, decorrerá no Museu Cidade do Açúcar, pelas 18h15, uma Mesa-Redonda sob o tema: “Comunicação, turismo e cultura. Uma perspectiva regional dos profissionais e das políticas de comunicação”. A participação está aberta a todos os interessados, sendo uma ocasião para reflectir e debater o papel da comunicação no turismo, bem como na cultura, a partir de um olhar madeirense. Moderada por Alberto Pita, jornalista do JM, a mesa terá como oradores Dorita Mendonça, directora regional de Turismo da Madeira, Marcelino de Castro, coordenador de Serviço de Publicações da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, António Macedo Ferreira, presidente da delegação regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas e Celina Faria, Jornalista da Antena 1- Madeira.

O segundo dia do evento, será marcado pela mesa plenária “O turismo nos estudos de comunicação”, com participação de Giovandro Marcus Ferreira, Presidente da Intercom/Brasil, de Carlos Toural, presidente da Agacom/Galiza, e de Gisela Gonçalves, secretária geral da SOPCOM//Portugal.

Do terceiro e último dia do congresso, a UMa destaca a conferência “Retos de la comunicación digital: estrategias comunicativas para los destinos turísticos del siglo XXI”, por Assumpció Huertas Roig, da Universitat Rovira i Virgili, a atribuição do Prémio Paquete de Oliveira e o anúncio do local do XII Congresso da SOPCOM.