Novas iniciativas expositivas e não só na Galeria Marca de Água

A Galeria Marca de Água, na Rua da Carreira, vai realizar uma conferência e uma mostra de video arte, além de um ciclo de visitas orientadas. A mostra que será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 15 de Novembro, pelas 18h00, intitulada EXPERIMENTA – Transformação Audiovisual, tem a curadoria do investigador Hernando Urrutia e ficará inicialmente patente até 21 de Novembro.

Esta mostra de video arte “apresenta autores internacionais, originários da Colômbia, e de grande relevância no panorama artístico da video arte. Neste âmbito o curador da mostra irá proferir uma conferência “Video Arte – Transformação audiovisual nas narrativas contemporâneas”, refere uma nota da galeria.

“A EXPERIMENTA – Transformação Audiovisual tem como base a aproximação a experimentação digital na sua renovação tecnológica, para a criação de novas narrativas contemporâneas, como fonte de ampliação da cultura audiovisual, na criação de recentes possibilidades na transformação audiovisual da mesma como meio de expressão e criação de atuais formas da comunicação na imagem em movimento e a sua conexão com o som, para abordar os diferentes conceitos, onde a investigação conceptual e técnica formal, é fundamental para chegar a uma experimentação com resultados pertinentes ao nosso tempo e concretos na sua comunicação, originando assim novas aproximações dentro das novas narrativas, na composição da cultura audiovisual contemporânea”, refere o curador Hernando Urrutia.

A mostra resulta de uma parceria entre + Art Contemporary, Hernando Urrutia e a Galeria Marca de Água, onde o curador selecciona obras de alunos da Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín, na Colômbia, resultantes de um workshop “O Vídeo como Renovação Tecnológica de Experimentação Digital das Novas Narrativas Contemporâneas”, ministrado por Hernando Urrutia, nesse mesmo estabelecimento de ensino superior.

Seguindo-se à inauguração da mostra, decorrerá uma conferência do curador.

Hernando Urrutia, nasceu em 1964, com raízes Bascas e nacionalidade Portuguesa. É um artista multidisciplinar, designer e investigador. Doutorando em Média-Arte Digital, Investigador colaborador no Centro de Investigação em Artes e Comunicação e  Investigador convidado do M-ITI, Madeira Interactive Technologies Institute. Conta com 14 publicações na área artística, em revistas da especialidade e mais de duas dezenas de artigos em várias plataformas digitais. Foi curador em 16 projectos artísticos, tendo recebido mais de três dezenas de prémios e condecorações, pela sua obra no domínio da vídeo arte. Expõe profissionalmente desde 1986, tendo participado em mais de 180 exposições colectivas e 15 Individuais em mais de 19 países. Realizou 16 conferências. Representado em mais de 70 importantes colecções públicas e privadas. Além de docente universitário, foi coordenador da Área Profissional em várias universidades e diredtor e do programa de residências artísticas “Conexión“, da Fundação Cultural “Ha-Ser” Arte Contemporânea.

Já nos dias 21 e 28 de Novembro, pelas 17h30 e 18h00, respectivamente, o programador da galeria, Diogo Goes orientará duas visitas guiadas à exposição “Árvore, uma linha à diáspora”, patente até 10 de Janeiro, ao longo dos três pisos da galeria, contando com a presença da artista Dina Pimenta. Estas visitas orientadas são dirigidas aos alunos do ISAL e da Universidade da Madeira, respectivamente. Estão previstas ainda visitas orientadas a alunos da Escola Secundária Francisco Franco.

Também no dia 21 de Novembro, decorrerá a entrega de certificados aos alunos do ISAL, decorrentes da iniciativa “Cultural tour”, organizada em parceria com a Marca de Água.