As obras da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava avançam por fases e dois dos secretários do atual Governo Regional, de coligação, estiveram hoje no terreno para avaliarem o desenrolar dos trabalhos. Foram eles Pedro Fino, que tutela as obras, e Jorge Carvalho, que tutela a Educação.
O novo estabelecimento escolar “está a ser construído no local onde atualmente funciona a escola que dá apoio a todo o concelho e a uma população escolar de 879 alunos, 78 professores e 39 funcionários. No novo edifício escolar funcionarão 20 turmas do 2º ciclo (5º, 6º) e do 3º ciclo (7º, 8º e 9º) e 19 turmas do ensino secundário e educação formação (10º, 11º e 12º), num total de 39 turmas”, refere uma nota da secretaria regional dos Equipamentos e Infraestruturas.
A construção do novo edifício será executada em duas fases, conforme está definido no plano de faseamento, e constituirá um investimento total de 7.808.000€ (valor com IVA). Nesta primeira fase, que agora decorre, serão demolidos os blocos mais precários com um só piso, num total de 1.317,30m2 de área, e construídos parte dos dois blocos que compõem o edifício. Já numa segunda fase serão demolidos os blocos com dois e três pisos e construídos a parte restante dos dois blocos, o ginásio e o parque de estacionamento com o polidesportivo descoberto na sua cobertura. A área total de demolição na segunda fase é de 4.719m2.
Hoje no local, Pedro Fino, o novo secretário, apontou as condições excelentes que a obra irá proporcionar, lembrando que o auditório servirá a comunidade escolar, mas também a população em geral. É uma obra cuja conclusão da primeira fase está apontada para o primeiro trimestre do próximo ano e a segunda fase em dezembro de 2020. “Este faseamento permite que a escola atual continue a funcionar”.