
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista emitiu um comunicado onde questiona o Governo Regional, relativamente ao “atraso na conclusão do procedimento concursal para a contratação de assistentes operacionais para as escolas da Região”.
“A falta de funcionários nas escolas, em todas as áreas, desde os operacionais de limpeza, vigilância, jardineiros, manutenção, pessoal administrativo e psicólogos, é um problema que se arrasta ao longo dos anos, com muitas promessas, mas com a resolução sempre adiada”, afirma o deputado socialista Rui Caetano.
Refere o parlamentar que “as necessidades têm sido ocupadas por pessoal de programas de emprego e estágios, de forma temporária, sem vínculo, sem formação, com a maioria sem perfil adequado para trabalhar numa escola, sem preparação, sem conhecimentos mínimos, nem condições”, lembrando que “Governo Regional abriu um procedimento concursal para a contratação de 100 assistentes operacionais do apoio geral, e mais 30 assistentes operacionais jardineiros para as escolas da Região, esquecendo-se, todavia, da necessidade de abrir concursos para o pessoal administrativo e para psicólogos.
«A verdade, porém, é que, apesar das situações muito precárias das escolas, continuam protelando no tempo a solução para esta situação, que tende cada vez mais a agravar-se por razões de natureza vária, nomeadamente devido às aposentações dos assistentes operacionais», refere o parlamentar socialista.
Rui Caetano lembra que, no âmbito deste concurso, que teve 2.942 concorrentes, já foi efetuado o procedimento da realização das provas de conhecimentos a 18 e 25 de maio de 2019. «Porquê tanto atraso na publicação dos resultados destas provas?», pergunta, sublinhando que já estamos em novembro, o ano letivo já se iniciou, as escolas tiveram de recorrer novamente aos programas de emprego, apesar dos condicionalismos já referidos e, mais uma vez, «o Governo Regional adiou a solução do problema». «Criou expetativas aos homens e às mulheres que concorreram na esperança de, ainda no início do ano letivo, terem a sua situação laboral resolvida e, também, mais uma vez, defraudou as expetativas das escolas, que continuam com os seus problemas por resolver», denuncia Rui Caetano.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






