
O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, estará presente amanhã, pelas 18h00, na segunda exposição temporária do Museu de Fotografia da Madeira, intitulada “Imagens Nómadas 1860-1940”.
Com a curadoria de Emília Tavares e Margarida Medeiros, a exposição complementa o ‘Congresso Internacional : Fotografia e Viagem’, que decorrerá no Funchal nos dias 24 e 25 no Colégio dos Jesuítas, no Funchal.
Cerca de 100 imagens em diversos suportes e formatos, assim como álbuns, postais ilustrados e folhetos de divulgação, abordam três temas distintos: Imagem Turística da Madeira, Imagem Ocidental do Exótico Mundo Longínquo, e Imagens Imperiais – Viagens Cientificas e Políticas, refere a SRTC.
O título da exposição associa o nomadismo ao principal dispositivo moderno de exploração visual do mundo, a fotografia, valorizando o conceito de “destino cientifico e turístico” associado à ilha da Madeira, recorrendo à obra de fotógrafos viajantes existentes nas suas coleções, bem como a apresentação de algumas raridades da fotografia de viagem internacional.
Esta mostra estará patente até 25 de Janeiro de 2020.