Dina Pimenta expõe a partir de quinta-feira na Galeria Marca de Água, no Funchal

A Galeria Marca de Água inaugura na próxima quinta-feira, dia 24 de Outubro, pelas 18h30, uma nova exposição individual, desta vez da artista plástica Dina Pimenta. Esta mostra intitula-se “Árvore, uma linha à diáspora” e reúne mais de cinco dezenas de obras, expostas nos três andares da galeria, explorando diferentes domínios da representação, através do desenho, pintura, escultura e instalação. Esta, refere a “Marca de Água”, é uma narrativa contada a partir das pétalas da flor dos jacarandás, da Avenida Arriaga e do Jardim Municipal e é o mote para uma leitura poética sobre a linha, através do desenho, pintura ou escultura.

Pode ler-se no catálogo que, “quando o desenho cresce e se torna árvore, multiplicam-se as formas, os meios e as ideias. Em Dina Pimenta, o desígnio do desenho acontece sob instalação e escultura, diluindo quaisquer fronteiras – se existentes – com a pintura. Um desenho mais que linear, mais do que de síntese, é de verdade, pueril, porque natural. E imagem simultânea, de vertigem, porque próxima do derradeiro, espiritual” escreve Diogo Goes, curador da galeria.

A directora artística da galeria, Raquel Fraga, destaca “a qualidade da programação e o papel de responsabilidade social que a Marca de Água tem, intervindo culturalmente na comunidade em que se insere”. Raquel Fraga enaltece ainda a artista Dina Pimenta, “pela carreira e pelo trabalho de excelência que expõe”.

A abertura da exposição contará com a presença do secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus e do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia.

Dina Pimenta nasceu no Funchal. Licenciada em Pintura pelo Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira (ISAPM), foi professora do quadro de nomeação definitiva da Escola Secundária Francisco Franco (ESFF). Exerceu uma carreira de docente na área de Artes Visuais no ensino secundário, que lhe valeu, no ano de 1998, uma medalha de Mérito da União Europeia (UE), pelo trabalho desenvolvido com os seus alunos. Procurou sempre conciliar ambas as suas paixões, o ensino e as artes plásticas. Após a sua formação académica, o seu percurso artístico é mesclado por projectos de diferentes valências além da pintura. Desde pinturas murais nos anos oitenta, passou por alguns projectos da área da escultura e mais recentemente tem-se dedicado também à cerâmica. Ao longo da sua carreira tem vindo a participar em várias exposições colectivas, instalações em co-autoria e exposições individuais. Em 2018 foi comissária da exposição “Horizontes da Arte na Poética”, inserida no II Encontro Internacional de Poesia, na ilha do Porto Santo. Consta com vários primeiros prémios, menções honrosas e uma medalha de distinção nas Artes Plásticas, atribuída pelo Governo Regional da Madeira em 1985, refere a “Marca de Água”.

A exposição ficará patente ao público até 10 de Janeiro, podendo ser visitada nesta galeria situada na Rua da Carreira nº119, no horário das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h30 ou noutro horário segundo marcação prévia. A entrada é livre.