Exército com concerto da banda militar e várias actividades no Dia do Exército

No âmbito das comemorações do Dia do Exército, que é celebrado a 24 de Outubro, data da conquista de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército Português,

A Zona Militar da Madeira vai dinamizar várias actividades assinalando o Dia do Exército, 24 de Outubro, data da conquista de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques.

O Museu Militar da Madeira, sediado no Palácio de São Lourenço, abre as suas portas, com entrada livre, entre os dias 21 e 25 de Outubro, refere uma informação à imprensa. Para um melhor acompanhamento da visita estão disponíveis áudio-guias em 4 idiomas – português, inglês, francês e alemão-, garantindo um acompanhamento mais perfeito de todo o acervo exposto.

“A nova sala de Efeitos Digitais, apresenta um filme a 3 dimensões (3D), com várias sensações que acompanham o desenvolvimento do mesmo – som, vento, água, calor, fumo e cheiro -, em que a presença militar nos 600 anos de existência do arquipélago da Madeira é posta em realce”, enaltece o Exército.

Entretanto na Sé Catedral do Funchal, no dia 22 às 11h15,  haverá uma missa dirigida pelo bispo do Funchal, acompanhado pelo novo capelão do Exército, o qual será ali mesmo apresentado à comunidade militar.

No dia 24 de Outubro, realiza-se o içar e o arriar da Bandeira Nacional em todas as unidades militares, com especial destaque para a cerimónia de arriar, às 18h00, no Palácio de São Lourenço, com a presença da Banda Militar da Madeira.

No mesmo dia, será realizado um concerto comemorativo pela Banda, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa.