Majoração no financiamento às universidades insulares já foi colocada ao Governo da República, anunciou Miguel Albuquerque

Ano académico UMa 2019O presidente do Governo Regional esteve presente, hoje, na abertura do Ano Académico na Universidade da Madeira e disse que a Região já estabeleceu contactos com o Governo da República no sentido de que “no próximo quadro plurianual as universidades da Madeira e dos Açores sejam consideradas nacionais no âmbito das negociações do Estado para os fundos europeus, o que fez com que as universidades ficassem prejudicadas”.

Miguel Albuquerque explica que, até ao momento, essa classificação não tem ocorrido, sendo que, além disso, em termos nacionais as universidades da Madeira e dos Açores são consideradas regionais”.

Outra situação apontada pelo presidente do Governo vai no sentido de avaliar, junto do Governo da República, a quem já foi colocada a questão, o entendimento para que as universidades da Madeira e dos Açores tenham uma majoração enquanto instituições universitárias insulares. “É importante que haja essa majoração no financiamento das universidades de zonas ultraperiférias. Acho justo e adequado”.

Manuela Aranha ano academicoXarabanda ano académicoEste assunto da majoração no financiamento foi abordado pela deputada do PSD Sara Madruga da Costa, na sua página da rede social Facebook, referindo que “vamos continuar a pressionar o Governo de António Costa a resolver este assunto”.

A parlamentar social democrata madeirense destacou, ainda, a homenagem, nesta cerimónio do início do ano académico, à escultora Manuela Aranha e à Associação Xarabanda.