José Manuel Rodrigues no 1.º discurso como presidente da Assembleia: “Serei o Presidente de todos os deputados”

Fotos Rui Marote

O novo presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), José Manuel Rodrigues disse hoje na sua primeira intervenção que será o presidente de todos os deputados.

Eleito apenas com os votos do PSD e do CDS (24), José Manuel Rodrigues lembrou que é o deputado com mais anos no parlamento.

“Aos que escolheram ouras opções de voto quero dizer-vos que, a partir de hoje, serei o Presidente de todos os deputados”, disse.

“Sei de onde venho, sei onde estou e quero caminhar com todos na dignificação da nossa Casa da Autonomia e da Democracia”, enfatizou.

José Manuel Rodrigues lembrou que conhece os direitos da maioria e não ignora os direitos das oposições mas prometeu lealdade à maioria.

“A Nova Maioria que vai suportar o XIII Governo Regional terá a minha inteira lealdade. As oposições terão o meu máximo respeito”, prometeu.

Para os próximos 4 anos, espera debate feito “com vigor e firmeza mas também com educação e elevação”.

Estabeleceu como desígnio do seu mandato “criar todas as condições para aproximar os eleitos dos eleitores”.

Revisão Constitucional e revisão do Estatuto Político-Administrativo serão, por certo, matérias para os próximos 4 anos.

“A Autonomia é evolutiva e temos que ser capazes de materializar essa evolução na Constituição, no Estatuto e nas Leis, pois é isso que exige o nosso povo”, disse.

José Manuel Rodrigues lembrou os emigrantes madeirenses espalhados pelo mundo, na esperança que, um dia, tenham representação directa no parlamento regional.

De resto, manifestou abertura para colaborar e cooperar com todas as autoridades civis, militares e religiosas.

Prestou reconhecimento a todos os presidentes da Assembleia que o antecederam.