JPP considerou ontem “inadmissíveis” os tempos de espera na Segurança Social

 

O partido JPP levou ontem a cabo realizou uma acção em Machico, na qual abordou uma problemática que, alega, tem vindo a prejudicar as populações no que concerne à atribuição de pensões e reformas por parte da Segurança Social.

Lina Pereira alertou para uma situação que tem vindo a agravar-se, principalmente desde 2014, e que se relaciona com a demora na análise dos pedidos de reforma e de pensões na Segurança Social. “Neste momento temos esperas que ascendem entre os dez e os dezasseis meses, isto é inadmissível. A própria Provedora da Justiça já se manifestou, em Maio de 2019, referindo-se a esta situação, e cito, como “vexatória” e que conduz as pessoas ao desespero.”

“Estamos a falar de pessoas com idade avançada, que ficam à espera mais de um ano pela regularização da sua situação de reforma e por isso, vêem-se obrigadas a trabalhar mais anos, ou a sobreviver com pensões sociais que não trazem dignidade, nem qualidade de vida”, apontou, relembrando a promessa da Segurança Social em reforçar os recursos humanos, algo que ainda não se concretizou. É urgente que a própria Assembleia da República pressione o Governo no sentido de contratar funcionários que respondam às necessidades de todo o território nacional, fez questão de acrescentar.

Esta é uma situação que, infelizmente, é verificada noutros apoios da Segurança Social tal como o abono pré-natal, disse.