O Porto recebe, domingo, 22 de Setembro, uma das mais importantes provas desportivas que se realizam em Portugal: a Meia Maratona do Porto. A Banana da Madeira marca presença neste evento que já vai na sua 13ª edição e que todos os anos reúne mais de 15.000 atletas.
Desde a sua primeira edição, no ano de 2007, que a Meia Maratona do Porto foi ganhando notoriedade e reconhecimento no plano internacional, sendo hoje detentora do selo Road Race Bronze, atribuído pela IAAF – International Association of Athletics Federations.
Partindo da Ponte do Freixo, para chegar até à meta no Jardim do Calém, o Douro acompanha os atletas durante todo o percurso, proporcionando vistas fabulosas da cidade. Trata-se de um itinerário fabuloso, que permite que milhares de pessoas acompanhem a corrida ao longo das margens do rio.
Desde 2012 que a Banana da Madeira está presente neste evento desportivo, primeiramente ao abrigo do projeto de Promoção do Símbolo Gráfico das Regiões Ultraperiféricas (2011-2014). Com o fim do projeto, dada a importância do posicionamento da Banana da Madeira nesta grande prova, deu-se continuidade à ativação da marca neste evento.
Para Artur Lima, gerente da Gesba, “a presença na Meia Maratona do Porto é extremamente importante para o posicionamento da marca, associando-se a energia da Banana da Madeira à energia dos atletas. Promovem-se os benefícios do consumo de Banana da Madeira, aliados à prática desportiva, mas também ao desenvolvimento de hábitos para uma vida saudável, como é o desporto.”
A GESBA, atualmente, recebe a produção de mais de 2900 bananicultores, que se dedicam ao cultivo da “Banana da Madeira”, e tem como principal missão a colheita/recolha da Banana da Madeira no produtor passando pela classificação, certificação, embalamento e preparação para a distribuição e comércio. Detentora da marca Banana da Madeira, a GESBA está empenhada em valorizar o produto e promover o seu consumo e os seus benefícios