O NÓS, Cidadãos! deu conhecimento à comunicação social de uma denúncia que fez à Comissão Nacional de Eleições, por causa de um partido político que alegadamente “associa ao seu próprio símbolo, em dois locais distintos do seu cartaz, a bandeira da Região Autónoma da Madeira ou excerto desta”.
“Ora, dado que, para as legislativas nacionais, é nossa intenção – a título meramente pessoal, como independente – colocar eventualmente à consideração da Direcção Nacional cívico-partidária do NÓS, Cidadãos! a elaboração de cartazes seguindo o mesmo exemplo (pois, diz o ditado, “se é bom para uns é bom para todos”), gostaríamos de saber, previamente e até numa perspectiva propedêutica, qual a posição da Comissão Nacional de Eleições nesta matéria”, interroga-se, em nome do “Nós, Cidadãos”, Pedro Marques de Sousa.
O partido informa que “dará conta deste pedido de esclarecimento a todos os Partidos concorrentes em Outubro, aos Exmos. Senhores Chefes de Gabinete do Representante da República e do Presidente da ALR, e aos Senhores Presidentes Câmaras e das Juntas de freguesia da Madeira, os quais, decerto ou quiçá, gostarão de ser orientados no que toca ao procedimento a seguir, superiormente ordenado por V. Excelência, e ainda a tempo de qualquer eventual intervenção operacional de remoção”-
“Por fim, juntamos a nossa própria proposta de cartaz (abaixo), no âmbito do princípio inscrito no artigo 13.º da Constituição da nossa República e que o dito popular supra referenciado reforça. No fundo, é saber, da parte de Vossa Excelência, se há um “rumo certo” ou a “coragem para mudar”…”, termina o comunicado do partido.