Caniçal vai celebrar festa da Piedade

A Festa de Nossa Senhora da Piedade, este fim de semana no Caniçal conta com a presença de D. Nuno Brás.

Sílvio Mendes

A festa de Nossa Senhora da Piedade, que se realizará no Caniçal, no domingo 15 de setembro é caraterizada pelas procissões no mar.

As cerimónias começam às 15 horas do sábado dia 14 de setembro com o percurso marítimo entre o cais do Caniçal e a capela de Nossa Senhora da Piedade.

Após o regresso realizar-se-á a procissão para a igreja do Caniçal. Depois será celebrada a missa da vigília desta festa.

Na sexta-feira, às 11 horas, haverá a procissão dos barcos em miniatura, ao ar livre.

No sábado, às 13 horas, terá início a romagem do sítio do Serrado da Igreja e, uma hora depois, parte a romagem da Banda D’Além, seguindo, pelas 14h30, a procissão da igreja em direção ao cais.

Pelas 16h30 realiza-se a tomada da imagem de Nossa Senhora da Piedade na respetiva capela. As romagens atuam às 21h15 e às 22h05 sendo momentos de muita animação e onde se revelam muita imaginação nas letras das canções que serão interpretadas

No domingo, às 13 horas, será celebrada a Eucaristia, presidida por D. Nuno Brás, Bispo do Funchal.

Às 15 horas começará a procissão no mar com a imagem a ser embarcada este ano no atuneiro ‘Baía do Funchal’, de acordo com sorteio realizado no passado dia 1 de Setembro.

O arraial naqueles dias terá atuações de diversos cantores.

O padroeiro do Caniçal é São Sebastião, mas a festa que atrai maior número de pessoas de toda a ilha e emigrantes é a de Nossa Senhora da Piedade