Junta de Santo António comemora “O Dia da Freguesia” com automóveis clássicos

“A Junta de Freguesia de Santo António comemora “O Dia da Freguesia”, com um programa de celebrações que principiará a 14 de Setembro, com o IV Encontro de Automóveis Clássicos de Santo António. O evento contará com a participação de cerca de 25 viaturas que irão desfilar pelas artérias da freguesia. A concentração e ponto de partida será no parque de estacionamento do Centro Comercial “Madeira Shopping”. A chegada das viaturas decorrerá entre as 8h30 e as 11h00, sendo a saída desta superfície às 11h30 e chegada final, ao Parque das Madalenas, pelas 12h30. Ali os carros clássicos permanecerão até às 16h30, para que todos possam vê-los.

Santo António, refere uma nota de imprensa, é uma freguesia cuja data exacta de criação é difícil de apurar. “No entanto, através de consultas de documentos históricos, chegou-se à conclusão que a freguesia poderá ter eventualmente três datas possíveis, sendo a 1ª data, a de 1557, que nos remete para documentos comprovativos dos primeiros casamentos e baptismos realizados nesta freguesia; a 2ª data leva-nos até 1566, data que fala sobre a separação da freguesia de Santo António da freguesia da Sé e a 3ª data, 1574, que nos fala sobre o aumento da côngrua a pagar ao Vigário da freguesia. Continuamos sem saber com exactidão quantos anos tem a freguesia, se são 462, 453 ou 445 anos. Mas, após estes pequenos estudos e algumas reuniões de Assembleia de Freguesia, achou-se por bem estipular uma data, e a data mais provável seria/foi a de 16 de Setembro”, refere a nota da Junta.

As celebrações continuam no dia 16 de Setembro na Junta de Freguesia de Santo António, com início da cerimónia oficial a partir das 17h00. Estará presente o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Gouveia.

Após as intervenções políticas, serão homenageados os melhores 27 alunos da freguesia, nomeadamente os do 1º ciclo, do 1º, 2º, 3º e 4º anos da Escola Básica do 1/Pré Escolar do Boliqueime, da Escola Básica 1/Pré Escolar da Ladeira, da Escola Básica 1/Pé de Santo Amaro e também os melhores do 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo de Santo António.

Serão ainda homenageados 20 empresários da freguesia nas áreas de Mini mercados, Mercearias e Bares, em actividade há mais de 25 anos consecutivos.

A fechar as comemorações, em parceria com a associação “Arca D’ajuda”, o Clube Desportivo “Mar e Serra” será organizado, como o FN já deu conta, o “1º Trail Santo António Solidário”, um evento aberto a maiores de 18 anos, que utilizará as veredas, becos e demais arruamentos pedonais que a nossa freguesia oferece e tem o seu início marcado para as 19h00 e término as 23h00, na Junta de Freguesia de Santo António.